Tal como os segredos, há paixões tão boas e puras, que não podem ser apenas nossas. O pão e a manteiga partilham uma história. São do mesmo mundo do sabor, da simplicidade do prazer e da autenticidade.
Já imaginou o que seria da vida sem eles? O que seria do pão sem o amor da manteiga? Acabado de cozer, dourado e fumegante, com uma noz de Primor a derreter em cima. Se há imagem perfeita, é esta. Se há país de apaixonados, é o nosso. Somos curiosos, entusiastas, vibrantes! Queremos transformar o bom em muito bom e sabemos como fazê-lo.
os apaixonados
pelo pão
De mão em mão, conheça três receitas de pão de apaixonados por este alimento e transforme o simples em grandioso. Primor dá o toque final.
O PÃO DO BEM, QUE FAZ AS PESSOAS FELIZES
MARIA SANTOS, ALMADA
Gostava muito que as pessoas não se esquecessem do que é comer um pão feito à mão. Que os miúdos aprendessem que é possível fazer uma coisa tão boa, com ingredientes tão simples. Para mim, é voltar a ser criança, sentar na mesa com o pão quente, a manteiga e o leite. E isso é magnífico. Daí chamar-lhe o pão do bem, que faz as pessoas felizes.
APRENDA A FAZER O MEU PÃO DE MILHOAGORA O MEU PÃO JÁ SABE A INFÂNCIA
FREDERICO ARRUDA, LISBOA
A altura que eu me lembro de gostar mais de comer pão era em casa dos meus avós, no Alentejo. E o pão com manteiga, de manhã… era ótimo. Como muitas coisas, nós esquecemo-nos a que é que é suposto saberem alguns alimentos. E acontecia-me isso com o pão. Agora já não, agora o meu pão já sabe a infância. Toda a gente devia fazer pão, pelo menos uma vez. Com massa mãe não é a maneira mais simples, mas é a melhor.
APRENDA A FAZER O MEU PÃO DE MISTURAPARA MIM É UM PRAZER
MARIA DO CARMO, BOTICAS
Já tive outras coisas pelo meio, mas volto sempre ao pão. Faço uma coisa única e para mim é um prazer. Eu e o meu marido acordamos cedo todos os dias e vamos para a serra apanhar a lenha para cozermos o pão. É um sabor que não tem nada a ver. Depois, fazer uma torradinha, pôr a manteiga em cima do pão quente, à saída do forno… maravilhoso. Enquanto tiver forças para fazer, não deixa de haver pão.
APRENDA A FAZER O MEU PÃO DE CENTEIOFAÇA A SUA MASSA MÃE
A base para um pão artesanal incrível e mais completo começa com a massa mãe. Crie a sua e mantenha-a viva para usar sempre que precisar e partilhar com outra pessoa. Basta continuar a alimentá-la diariamente, se estiver à temperatura ambiente; ou semanalmente, se a guardar no frigorífico. Pode seguir a receita completa do Frederico Arruda.