Pão de Centeio Tradicional de Boticas
- 1 L de água morna
- 40 g de fermento de padeiro caseiro
- 12 g de sal grosso
- 1 kg de farinha de centeio
Pão de Centeio Tradicional de Boticas
O meu pão é cozido num forno a lenha, mas pode fazê-lo também num forno elétrico ou a gás.
Misture todos os ingredientes na masseira, acrescentando a farinha até ter a textura certa. Deve ficar uma massa homogénea, grossa, e não demasiado mole, para que seja fácil trabalhá-la com as mãos. Assim, pode não ser necessário usar toda a farinha.
Coloque a massa num alguidar e faça uma cruz com a mão.
Ponha a massa a levedar num lugar quente, tapada com um lençol e um cobertor. Quando a cruz tiver desaparecido, a massa está lêveda.
Coloque-a em cima do tendal, ou de uma mesa de madeira para que a massa não fique fria, e divida-a pelo número de pães que queira fazer. Esta massa dá para 2 pães de 1 kg cada, mas pode optar por fazer bolinhas mais pequenas, como pão bijou.
Tenda com a mão, fazendo bolinhas com a massa, e deixe levedar novamente, mas agora destapadas, durante cerca de 45 minutos a 1 hora.
Quando o forno estiver na temperatura certa (se possível 280ºC) e os pães já tiverem levedado a segunda vez, coloque-os no forno.
Como a massa de centeio é mais dura, exige mais temperatura e tempo de cozedura. Mas este também depende do tamanho de cada pão. As bolinhas, tipo bijou, costumam cozer mais rápido, demorando entre 40 minutos a 1 hora no forno elétrico. No caso dos pães de quilo, demorarão cerca de 1h30. Mas acompanhe os pães no forno para ir vendo como é que estão e, quando estiverem prontos, é só retirar e deixar arrefecer.
Gostou desta receita? Avalie e partilhe