Folar de Olhão
- 750 g de farinha T55
- 125 g de Manteiga Primor Sem Sal
- 75 g de açúcar
- 10 g de sal
- 2 ovos
- 150 g de massa mãe
- Sumo e raspa de 3 laranjas
- 5 g de canela
- 5 g de erva-doce
- +/- 50 g de leite
- 5 g de canela
- 5 g de erva-doce
- 600 g de açúcar amarelo
- 500 g de Manteiga Primor Com Sal
Folar de Olhão
Tenho a massa mãe previamente preparada, porque usamos diariamente na parte da padaria. Se não tiver massa mãe, pode usar 20 g de fermento fresco.
Prepare a massa do folar no dia antes, para ela ficar a descansar e a fermentar lentamente no frio. É só juntar os ingredientes todos, amassar e acertar no final com o leite. Quando a massa estiver bem lisa, ponha então a descansar no frigorífico, tapada.
No dia a seguir, tire a massa do frio e vamos começar a dar as voltas com o recheio. Misture a canela e a erva-doce no açúcar e divida este preparado e a manteiga em 3 partes, para as 3 voltas que vai dar à massa.
Estenda a massa com um rolo, mas sem ficar muito fina. Barre 1/3 da manteiga e polvilhe 1/3 do açúcar aromatizado e dê a primeira volta, dobrando um lado da massa até ao meio e o outro lado por cima. Passe novamente com o rolo por cima.
Repita este processo mais duas vezes. Quando passar o rolo, não deixe a massa muito larga, para não ficar muito fina.
Enrole a massa como se fosse um caracol e divida em 4, de modo a fazer 4 folares de Olhão para a Páscoa, cada um com 600 g mais ou menos.
Ponha cada porção nas formas e, se possível, coloque pelo menos 30 minutos no frio a repousar, para estagnar um pouco a fermentação e os folares não crescerem demasiado. Se não der, pode cozer diretamente.
Leve a cozer no forno pré-aquecido a 170 ºC, durante entre 45 e 55 minutos.
Quando estiverem cozidos, tire do forno e deixe os folares repousarem cerca de 4 / 5 minutos, para a gordura e o açúcar assentarem um pouco.
Depois, é só virar as formas, esperar mais 2 ou 3 minutos, desenformar e voilà! Vai ter aquela imagem espetacular do caramelo ainda meio sólido a sair por cima do folar.
Gostou desta receita? Avalie e partilhe