Folar Doce de Santa Comba Dão
- 4 ovos
- 200 g de açúcar amarelo
- Raspa de 1 laranja
- 200 ml de sumo de laranja
- 1 noz generosa de Manteiga Primor Com Sal (derretida, sem ficar em óleo)
- 900 g de farinha T65
- 1 saqueta de fermento de padeiro em pó (11 g)
- 2 colheres de café de canela
- 1 colher de café de erva-doce
- Uma pitada de sal
- Sumo de 1 laranja
- 100 g de açúcar
- 1 anis-estrelado (para quem gostar)
Folar Doce de Santa Comba Dão
Bata os ovos com o açúcar. Junte o sumo e a raspa de casca da laranja e, depois, a manteiga derretida.
À parte, envolva a farinha com o fermento, a canela, a erva-doce e o sal.
A próxima etapa é envolver o 1.º preparado com esta mistura de secos, até ter uma massa homogénea (nesta receita, a massa tende a ficar “pesada”).
Coloque a massa num recipiente, de preferência alto, polvilhando a base com farinha. Deixe a massa descansar durante pelo menos 3 / 4 horas, num sítio com uma temperatura amena e tapada com um pano.
Quando tiver passado o tempo, divida a massa em 2 ou 4 porções (conforme o seu gosto) e coloque num tabuleiro para ir ao forno, polvilhando também a sua base com um pouco de farinha.
Leve os folares a cozerem no forno, pré-aquecido a 170 ºC, 30 a 40 minutos (este tempo dependerá mais do seu forno). Use a técnica do palito para conferir se a massa está cozida e deixe repousar até arrefecerem, ainda dentro do forno, mas desligado e com a porta entreaberta.
Para a calda, deixe ferver um pouco o sumo de laranja com o açúcar até reduzir ou espessar um pouco. Quem gostar, pode também juntar 1 estrela de anis. E é só pincelar os folares que serão a estrela na mesa da Páscoa.
Gostou desta receita? Avalie e partilhe