Buttercream
- 12 claras
- 600 g de açúcar
- 900 g de Manteiga Primor Sem Sal à temperatura ambiente
- ½ colher de sopa de extrato de baunilha
- ¼ colher de chá de sal
Buttercream
Comece por limpar a taça de inox da batedeira com sumo de limão ou vinagre, para remover qualquer vestígio de gordura.
Deite as claras e o açúcar na taça e coloque-a em banho-maria: esta não deve tocar na água que só deve fervilhar. Num movimento constante, misture suavemente com varas de arame.
Utilize um termómetro de pastelaria para medir a temperatura. Quando atingir os 60 ºC, retire imediatamente a taça do calor.
Coloque a taça na batedeira e, com a pá, a uma velocidade média, bata durante 10 minutos, até arrefecer e formar picos quando levantar as pás.
Quando tiver picos firmes, reduza a velocidade e adicione a manteiga amolecida, uma colher de sopa de cada vez. É muito importante que a manteiga seja adicionada lentamente, para que a mistura das claras não talhe.
Para o final, a consistência irá mudar repentinamente e parecer que está a começar a talhar. Continue a bater lentamente, pois ficará cremosa. Não tente trabalhar a mistura rapidamente, porque talha.
Quando estiver cremosa, adicione o extrato de baunilha e o sal e bata para misturar.
Dica Primor
Pode conservar o buttercream à temperatura ambiente durante 3 dias; no frio, durante 2 semanas; e no congelador, por 4 meses. Para utilizá-lo, tem de estar sempre à temperatura ambiente.
Gostou desta receita? Avalie e partilhe